Âgulos Notáveis: Técnica Mnemônica



O termo mnemônico é derivado do grego “menmóne” e significa recordação. A técnica consiste em juntar prefixos das palavras para decorar uma expressão ou uma frase importante.

Por exemplo, precisamos decorar as ângulos notáveis, SOH, CAH, TOA, que seria o mesmo que:
SOH = Seno --> cateto Oposto sobre Hipotenusa
CAH= Cosseno --> cateto Adjecente sobre Hipotenusa
TOA= Tangente --> cateto Oposto sobre cateto Adjecente

É claro que montar os mnemônicos depende muito de sua imaginação, mas existem muitos professores que usam essa técnica ao longo das aulas para ajudar o aluno a memorizar assuntos importantes.

 Como montar um Mnemônico 

Para montar seu próprio mnemônico você deve juntar os prefixos das palavras que quer memorizar. Para deixar a expressão mais “decorável”, você pode juntar o prefixo com a última letra, por exemplo. O importante é conseguir associar a expressão à resposta de que precisa.

 Além disso, essa técnica não se restringe apenas a juntar as letras, mas também lembrar de algo pessoal que ajude a decorar. Por exemplo: Preciso decorar de que ano se refere a lei 8.072 sobre os crimes hediondos. Pois bem, sabemos que ela é datada do ano de 1990, você tem algum ente próximo que nasceu nesta data? Um irmão ou um primo?
Estes tipos de associação poderão ajudar muito na memorização da parte burocrática dos seus estudos, pois sabemos que alguns termos precisam ser decorados.

 Fonte do texto: https://www.iobconcursos.com/noticias-sobre-concursos/conheca-a-tecnica-de-estudo-a-partir-dos-mnemonicos/1649