IDEB: Uma Reflexão sobre a Qualidade de Ensino


Nesta tarde (02), foi realizado na Escola Mun. Prof.ª Júlia Borges, a primeiro encontro que teve como pauta uma reflexão sobre a qualidade de ensino da instituição, como também as proficiências as disciplinas de Matemática e Português do IDEB 2013, coordenado pelos professores Ubiratan e Peralany -  membros da equipe de coordenação da Prova Brasil. Estavam presentes a diretora da escola, Andréia, a coordenadora pedagógica, Claudete, o professor, Joselmo (matemática do 9º ano), as  professoras,   Paixão e Luciene (matemática e português do 5º  do ano).

Foram apresentados resultados sobre o IDEB (O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que nos municípios é determinado pela Prova Brasil nas turmas de 5º e 9º ano. Os resultados ainda não foram satisfatórios, mas apontam melhora entre os anos de 2009 a 2013 nos anos iniciais (5º ano). Não foi encontrado nenhum dado dos anos finais (9º) no site QEdu.

No encontro, foram observados que os resultados poderiam ser melhores se a taxa de evasão e repetência da escola não fosse tão alta. Isso porque alguns alunos se matriculam, frequentam alguns dias e se evadem, ou até mesmo fazem a matrícula e não comparecem para o inicio do ano letivo. Cálculos apontam, que se não fosse essa alta taxa de evasão, a referida escola teria ultrapassado a meta para 2013 com IDEB 3,9.

O encontro terminou com sugestões para soluções desses problemas, que de imediato, a equipe da Escola Júlia Borges se comprometeu em ministrar um reforço escolar semanal de Matemática e Português, enfatizando a interpretação de textos.  A equipe estará organizando até o dia da realização da Prova Brasil, simulados e “aulões” para tentar melhorar o índice de aprendizagem dos alunos.

Veja no gráfico abaixo, a evolução do IDEB da Escola Júlia Borges.
IDEB – ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JÚLIA BORGES
 

E aí, o que achou do IDEB da nossa escola? O que podemos fazer para melhorar? Deixe sua sugestão nos comentários!