PASSOS PARA FAZER UM RELATÓRIO ESCOLAR



Considerando que o nível de complexidade de um relatório escolar é menor do que um relatório acadêmico optou-se em se fazer algumas alterações e ou supressões de conteúdos indicados nas normas visando adequá-las as necessidades locais.
O relatório escolar é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, filmes, projetos, ação, pesquisa, ou outro evento, esteja finalizado ou ainda em andamento.
É um documento que representa o resultado de um estudo/pesquisa sobre um assunto. Sua produção pode envolver um ou mais alunos e, necessariamente deverá ter a coordenação de um orientador (professor).
O processo de elaboração de um relatório escolar é uma vivência que precisa ser criativa possibilitando uma interação rica, a fim de atingir maior autonomia com relação à forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo uma visão mais crítica e ampliada.



REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO


A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo:


a) tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4);


b) escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha;


c) paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita;


d) margem - superior e esquerda = 3 cm, inferior e direita = 2 cm;


e) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;


f) letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12 e para citação direta usar fonte tamanho 10;


g) parágrafo – 2 cm da margem esquerda;


h) numeração Progressiva – para melhor organização e apresentação do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta, com indicativo numérico alinhado à esquerda e separado por um espaço.


Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de caixa alta ou versal, negrito ou, itálico.


Os títulos - Sumário; Referências; Anexos - não são numerados e devem aparecer na página de forma centralizada.



ESTRUTURA BÁSICA DE UM RELATÓRIO ESCOLAR


A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (opinião pessoal).

Capa

Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustração ou “embelezamento", composta de:


a) Cabeçalho: nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível do professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;


b) Título do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16;


c) Nome do aluno/série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho 12;


d) Local, mês e ano: centralizado, a 3 cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.
Nome da Atividade


Experimento, filmes, projetos, ação, pesquisa, ou outro evento
Iniciar em folha distinta, título sem indicativo numérico, centralizado a 3 cm da borda superior com o texto iniciando 2 cm abaixo.2.3 Objetivo da Atividade
Diz respeito a um fim que se quer atingir. É a meta principal.

Introdução

A parte introdutória abre o relatório propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. Na sequência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância, sejam elas positivas ou negativas. E também, apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc).

Desenvolvimento

Também chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa, contar o fato, história, etc. De maneira sucinta e ao mesmo tempo, sem deixar de relatar os detalhes importantes e comunicar seus resultados.

Conclusão

Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A conclusão não é uma ideia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas, baseadas no desenvolvimento.

Opinião Pessoal

É a manifestação por escrito, sua opinião sobre o assunto da atividade (experimento, filmes, projetos, ação, pesquisa, ou outro evento). Respondendo através de um texto dissertativo algumas perguntas, tais como:
a) O que achou?
b) Gostou?
c) Porquê?
d) O que você considerou importante?
e) Qual o objetivo do conteúdo desta atividade?
f) No que beneficiará à sua vida?
g) Quais os pontos positivos e negativos?

Referências

Apresenta-se em folha distinta, título centralizado, sem indicação numérica, elemento obrigatório. ( ABNT. NBR 14724, 2002)Todas as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo.
Fazer a referência de uma obra significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, título, editora, local e ano de publicação) sobre o documento, que permita identifica-lo de forma única. Essa descrição deve ser elaborada seguindo a normalização nacional descrita na NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Anexo(s)

Sugere-se apresentação em folha distinta, título centralizado, elemento opcional. Poderão fazer parte do item "Anexos", textos ou documentos não elaborados pelo autor, que venham contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas, etc. Ressalta-se que no corpo do trabalho deve-se fazer citação referente ao material colocado anexo. "Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos." (ABNT. NBR 14724, 2002, p. 5)
Exemplo:ANEXO A – Tabela de classificação de sementes.



Fonte: Blog Professor Marcos Alexandre